27/09/18 19:23

Ação para prevenção de acidentes

Operação inspecionou 41 veículos que transportavam produto perigoso na BR-101 em Joinville-SC

Operação inspecionou veículos que transportavam produtos perigosos, nesta quinta-feira, na BR-101, em Joinville-SC

 Joinville, 27 de setembro. A Arteris Litoral Sul realizou uma operação de inspeção com foco em veículos que transportam produtos perigosos, nesta quinta-feira, no km 25 da BR-101, em Joinville-SC. No total, 41 veículos foram inspecionados na operação.

Somente pela região de Joinville, cerca de 12 mil caminhões e carretas circulam diariamente pela BR-101 e grande parte desses veículos transportam produtos perigosos como combustíveis e diversos outros insumos utilizados na indústria. A operação inspecionou a documentação dos veículos, motoristas e cargas, além da verificação das condições mecânicas. “Este tipo de ação é fundamental para a preservação do meio ambiente, pois um acidente com veículo transportando produto perigoso em situação irregular pode ter grande impacto. Hoje encontramos diversos veículos em condições precárias até mesmo em itens básicos como os pneus”, explica Silmara Ramos, analista de meio ambiente da Arteris Litoral Sul.

Operações como esta também são importantes para prevenir acidentes como o que ocorreu no último sábado em Palhoça-SC, quando uma carreta transportando gasolina tombou em canteiro central, trazendo grandes transtornos para o trânsito. “Esta atuação é fundamental, porque para melhoria da segurança no trânsito é preciso desenvolver ações em três pilares: fiscalização, educação e infraestrutura”, explica Ademir Custódio, gerente de operações da concessionária.

Ao longo de todo o mês de setembro, período em que é promovida a Semana Nacional do Trânsito, a Arteris Litoral Sul realizou diversas ações para segurança viária. A redução dos acidentes é uma prioridade na agenda da Arteris, que assumiu o compromisso de reduzir pela metade as fatalidades em suas rodovias entre 2010 e 2020, em linha com a Década da Ação pela Segurança no Trânsito, da ONU. Atualmente, são registradas mais de 1,2 milhão de mortes no trânsito no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, das quais 40 mil foram no Brasil (segundo dados do DPVAT). O comportamento imprudente dos usuários é a causa principal de cerca de 90% dos acidentes, o que justifica a realização de ações de conscientização para a adoção de práticas seguras.