25/02/14 10:46

Conheça Curitiba

Ópera de Arame, local destinado a apresentações culturais, em Curitiba - Foto: Orlando Kissner/SMCS

Nesta edição, vamos viajar por Curitiba. Esta encantadora cidade é a capital do estado do Paraná e tornou-se uma metrópole exemplar em vários aspectos. A preocupação com a conservação de áreas verdes e a qualidade de vida são pontos fortes da cidade. Na cultura, há fortes influências italianas, alemãs, polonesas e ucranianas, também notadas na arquitetura e na gastronomia.
Curitiba possui paisagens mais que agradáveis aos olhos dos turistas. Um dos pontos turísticos mais belos e procurados é o Jardim Botânico, inaugurado em 1991. Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos
principais cartões postais do município. A estufa abriga plantas da mata atlântica do Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo artnoveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século XIX.

Outro belo cartão postal é a Ópera de Arame, local destinado a apresentações artísticas e culturais. O cenário externo da Ópera de Arame é igualmente belo. Era o local onde funcionava uma antiga pedreira. Hoje, pode-se apreciar a mata nativa, um lago com carpas, uma cascata de 10 metros e várias espécies de aves.
Curitiba está se tornando, cada vez mais, uma cidade badalada, com excelentes opções de restaurantes, bares e casas noturnas. A Praça Garibaldi é um dos pontos onde se encontram bares e entretenimento de excelente qualidade.
O local é procurado principalmente aos sábados à tarde e fica no Centro Histórico de Curitiba.